Rafael Gavioli Por Rafael Gavioli • Agosto 9, 2017

Benefícios da matéria orgânica

Compostos melhoram absorção de nutrientes pelo café

Investir no teor de matéria orgânica no solo pode ser uma das estratégias do produtor para potencializar a produtividade do café. Um bom índice destes compostos permite um solo mais equilibrado, contribuindo para a fertilidade dos talhões. Isso porque eles favorecem a disponibilização de nutrientes e a retenção de água, presentes no solo, pela planta.

Ligada diretamente ao processo de fertilização da terra, a matéria orgânica auxilia o desenvolvimento de microrganismos benéficos no solo, onde estão localizadas as raízes da planta, que vão auxiliar neste processo de absorção dos elementos nutricionais pelo café. Dessa forma, é possível que o vegetal se favoreça e se desenvolva melhor, refletindo nos resultados da colheita.

Por isso, é importante, que no momento da adubação, o agricultor esteja atento aos teores destes compostos presentes no solo. Atualmente, novas tecnologias permitem que durante o processo de fertilização, Nitrogênio, Fósforo e Potássio (NPK) sejam fornecidos juntos com a matéria orgânica, o que tem auxiliado os produtores a atingirem melhores índices de produtividade.

Vamos crescer juntos. Deixe seus dados: