Aminoácidos e nutrientes auxiliam a planta a alcançar seu potencial produtivo
Para alcançar um café de qualidade, é preciso respeitar sua maturação. Diferentemente de outros frutos, como o mamão e a banana, quando retirado da planta, o processo de amadurecimento fica interrompido definitivamente - fazendo com que ele precise de diversos cuidados nesse período.
Nutrientes como o Potássio e o elemento Cobre auxiliam em todo o desenvolvimento da cultura, porém, com o uso deles em fases como o enchimento e a maturação, é possível alcançar um melhor vigor nas plantas e uma translocação dos fotoassimilados de maneira mais equilibrada.
Isso faz com que o produtor obtenha uma redução dos grãos chochos e um aumento da uniformidade de grãos cereja. Além de minimizar estresses biológicos e incidências de doenças bacterianas.
Variações de temperatura, deficiências nutricionais e elevada umidade relativa do ar também prejudicam a formação final dos grãos. A aplicação de aminoácidos, associada com a de nutrientes, é essencial para que a planta se aproxime ao seu potencial produtivo, aliviando o estresse fisiológico, assim promovendo um maior enchimento dos grãos e, consequentemente, maior acúmulo de sólidos solúveis.