A fase é considerada uma das mais críticas no ciclo de produção da cultura
O volume da florada do café é decisivo para a produtividade, já que as flores são a origem do fruto cafeeiro. Por isso, quanto maior a quantidade de flores "seguradas" pela planta, melhor. Elevar este número, entretanto, não é tarefa fácil. Entre os fatores que impactam diretamente neste processo estão os fitossanitários e os fisiológicos.
Superar esses desafios exige alerta do agricultor antes mesmo da floração: na pŕe-florada. Além da atenção ao controle de pragas e doenças, é importante ressaltar os cuidados para melhorar o metabolismo das plantas, visto que esta é a época de maior demanda energética de seu ciclo. Isso é possível através de macro e micronutrientes e aminoácidos.
O uso de soluções naturais com combinação de nutrientes, aminoácidos e extratos de plantas ainda promove o melhor balanceamento hormonal da pré-florada e uma maior qualidade do fruto. "Dessa forma auxiliamos o café a atingir o seu melhor desenvolvimento e potencial reprodutivo, permitindo também uma maior qualidade na bebida final", destaca o engenheiro Marcos Revoredo, gerente técnico da Alltech Crop Science.