Rafael Gavioli Por Rafael Gavioli • Janeiro 2, 2018

Tipos de café: conheça o café robusta

Com grande resistência e sabor acentuado, variedade representa um quarto da produção mundial de café

shutterstock_128434241

O robusta, também conhecido como conillon, é uma variedade de café de maior rusticidade e grãos com maior teor de cafeína do que o arábica. Essa rusticidade e menor exigência com altitude, torna o robusta um café mais prático de se produzir, sendo comumente encontrado em cafés do tipo solúvel e blends.

Com aspecto rústico e sabor acentuado, o robusta tem um crescimento inicial e um período de maturação maior que o arábica, e tem uma resistência grande à doenças, como a ferrugem, e menores danos com o bicho-mineiro. O sabor mais forte faz com que, atualmente, represente apenas um quarto da produção mundial de café – sendo mais utilizado em misturas com o arábica, que carrega um sabor mais adocicado.

Embora o produtor não encontre grandes desafios em relação à localidade de seu plantio, é importante lembrar que cuidados como o atendimento das exigências nutricionais e fornecimento de matéria orgânica no solo para melhorar tanto a fertilidade quanto o equilíbrio microbiológico do solo - fornecendo melhor sanidade para o sistema radicular do café, não podem ser deixados de lado.

Vamos crescer juntos. Deixe seus dados: