---
title: Uma conexão chamada café
description: Conheça a história de duas mulheres que transformaram o cultivo de café em motivo de orgulho nacional.
---

[Notícias do Café](https://go.alltech.com/cafe/blog)

# [Uma conexão chamada café](https://go.alltech.com/cafe/blog/uma-conexão-chamada-café)

 Written by [Rafael Gavioli](https://go.alltech.com/cafe/blog/author/rafael-gavioli) | 5/fev/2018 17:24:08

*Conheça a história de duas mulheres que transformaram o cultivo de café em motivo de orgulho nacional*

 

 

Na década de 70, a então professora, Leda Castelani, precisou mudar os rumos de sua vida. Viúva, herdou a fazenda onde o marido tinha iniciado o plantio de café e começou a desbravar esta cultura até se tornar uma “mulher da terra”, como ela mesma se define.

A dificuldade mais marcante, durante os seus mais de 40 anos dedicados ao campo, foi causada pelo clima. Na década de 80, uma geada queimou todo o cafezal fazendo com que Leda precisasse começar do zero. Sua filha, Arabela, lembra até hoje do cheiro do grão queimado que dominou toda a fazenda.

A paixão pelo [cultivo](https://go.alltech.com/cafe/blog/café-em-busca-da-produtividade-em-um-novo-ciclo) falou mais alto e, anos depois, Arabela formou-se engenheira agrônoma para auxiliar a mãe a enfrentar os desafios em busca de grãos que se destacassem em um mercado cada vez mais exigente.

Para elas, o segredo do bom café está nos detalhes. Da forma de adubar a uma preocupação constante com o solo, mãe e filha criaram um micro clima próprio na fazenda – plantando outras espécies para preservar o solo, observando os animais à sua volta e arando a terra com o mesmo carinho que apreciam uma xícara de café.

Em 2016, Leda recebeu o 25º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Expresso na região Sul de Minas e ficou em 3º lugar no ranking nacional – fruto da dedicação de mais de quatro décadas ao cultivo.

Conheça as receitas inspiradas na história de Leda: 

 

 

[View full post](https://go.alltech.com/cafe/blog/uma-conexão-chamada-café)

```json
{
  "@context" : "http://schema.org",
  "@type" : "BlogPosting",
  "author" : {
    "@type" : "Person",
    "name" : "Rafael Gavioli"
  },
  "dateModified" : "2018-02-05T17:24:08.077Z",
  "datePublished" : "2018-02-05T17:24:08Z",
  "headline" : "Uma conexão chamada café",
  "image" : {
    "@type" : "ImageObject",
    "height" : 1577,
    "url" : "https://cdn2.hubspot.net/hubfs/745395/Leda_Castelani.jpg",
    "width" : 2362
  },
  "mainEntityOfPage" : "https://go.alltech.com/cafe/blog/uma-conexão-chamada-café",
  "publisher" : {
    "@type" : "Organization",
    "logo" : {
      "@type" : "ImageObject",
      "height" : 60,
      "url" : "/hs/hsstatic/content_shared_assets/static-1.4092/img/default-amp-logo.png",
      "width" : 60
    },
    "name" : "Notícias do Café"
  }
}
```