Confira dicas de manejo e cuidados essenciais para favorecer a qualidade e o desenvolvimento dos frutos
A fase de frutificação do citros começa logo na polinização que, na sequência, resultará no florescimento do fruto. Esse é o período em que a planta tem uma exigência nutricional maior e também está suscetível a fatores estressantes que podem atrapalhar o processo de frutificação.
Por isso, alguns cuidados neste período são decisivos para evitar uma eventual queda do fruto, o que pode comprometer a quantidade final da colheita. Para evitar esse tipo de problema, ou até mesmo a má formação e tamanho não adequado do fruto, confira algumas dicas de manejo para o citros:
1 – Temperatura adequada
O conforto térmico é essencial para garantir o bom desenvolvimento do fruto. Qualquer excesso de calor ou frio pode causar estresse na planta e, consequentemente, queda dos frutos.
2 – Hidratação
É preciso manter a umidade nos pomares. Para evitar um cenário de deficiência hídrica, o fornecimento de água durante a fase de frutificação do citros é fundamental.
3 – Balanço nutricional
Nesse período a planta está desenvolvendo suas estruturas vegetativas e frutos, por isso, é necessário um bom balanço nutricional. Isso significa que não basta apenas atender as necessidades requeridas pela cultura, mas sim, que cada nutriente esteja no nível ideal.
4 – Controle fitossanitário
Atenção para proliferação de doenças e pragas! Em algumas épocas mais chuvosas pode haver uma tendência para o aparecimento de doenças e, na seca, o desafio é o controle de insetos e pragas.
5 – Balanço hormonal
Algumas ferramentas podem auxiliar a manter o equilíbrio na produção, entre elas as soluções à base de aminoácidos e extratos vegetais, que promovem o melhor balanceado hormonal da planta. A partir dessa aplicação, acontece o melhor redirecionamento dos fotoassimilados, o que resulta na melhor retenção e desenvolvimento dos frutos.