Rafael Gavioli Por Rafael Gavioli • Janeiro 8, 2018

Dessecação da soja: talvez não seja a melhor ideia

Estratégia pode fazer com que o produtor tenha perdas em produtividade

shutterstock_552645877

 

O foco do produtor, ao plantar a soja, é ter uma boa produtividade. Porém, em alguns locais, o cultivo é alternado com o plantio de milho ou algodão safrinha – iniciado logo após a soja, aproveitando o fim das chuvas. Para isso, muitos produtores optam por finalizar o ciclo da planta antecipadamente.

A dessecação da soja, tecnologia bastante utilizada no Brasil, antecipa o ciclo da soja de 3 dias até uma semana. Esta prática auxilia no controle de ervas daninhas, haste verde/retenção foliar e melhora a uniformização da maturação. Um dos grandes desafios do produtor é entrar com o dessecante na hora correta, evitando perdas significativas em produtividade. A recomendação técnica é que esta prática seja realizada em a partir de R7.3, quando 76% das folhas estão amarelas.

Alguns estudos apontam que, a dessecação fora do período certo pode comprometer a produtividade em até 12 sacos por hectare. Quando mais cedo se fizer a dessecação maiores são as perdas.Dados como esse reforçam a importância se manejar o ciclo completo da soja, desde o preparo do solo até a finalização da colheita, deixando de preferência que ela finalize seu ciclo de forma natural.

 

Leia mais

Vamos crescer juntos. Deixe seus dados: