Antes mesmo do plantio, a safra de soja já deve ser planejada
Para começar a safra com o pé direito, o planejamento do produtor para a temporada precisa ser colocado em prática antes mesmo do plantio da soja. O manejo antecipado da cultura tem como seu principal foco o solo, que quando bem equilibrado favorece a absorção de água e nutrientes pela planta, melhorando o desenvolvimento do vegetal.
Uma fertilização eficiente exige, primeiramente, uma análise de solo para identificar as deficiências nutricionais da área e, então, dar início às correções necessárias. Nesse momento, a disponibilização de macro e micronutrientes de forma equilibrada e em quantidades adequadas, é essencial na soja.
Como aliado do produtor, na busca por essa adubação eficaz, os fertilizantes organominerais sólidos permitem uma liberação gradual dos nutrientes no solo, de acordo com a curva de absorção da planta, devido à dureza do material em que estão envolvidos.
Chuvas
Outra vantagem da tecnologia pode ser identificada nos períodos chuvosos, época em que, normalmente, se iniciam as fertilizações nas lavouras de soja. Com a liberação gradual, não sobram excessos de nutrientes solubilizados que possam ser carregados pela chuva.