É neste período que a soja desenvolve os fatores essenciais para a sua produtividade
A fase vegetativa da soja é uma fase extremamente importante, já que nesse período é formado grande parte dos nós reprodutivos e do dossel foliar, essenciais para a produtividade da lavoura.
Um dos grandes problemas que o produtor tem enfrentado nesta fase é o crescimento exagerado da planta sem no entanto haver aumento da produtividade, ao contrário, em muitas situações ocorrem perdas significativas.
Dos fatores que podem influenciar este crescimento exagerado, neste momento, destacam-se:
A combinação dos fatores citados acima promoverá na planta uma resposta fisiológica, que é o crescimento exagerado. Este crescimento na verdade mostra que a planta está com desequilíbrio hormonal, onde há predominância na produção do hormônio auxina, principal hormônio responsável pelo crescimento nos vegetais.
O grande problema deste desequilíbrio é que o excesso de auxinas na planta inibe a produção do hormônio citocinina, principal hormônio responsável pela emissão dos nós reprodutivos nas plantas. Este sem dúvidas é um dos principais fatores que justificam a redução da produtividade.
O uso de precursores hormonais neste momento irá promover novamente o balanço hormonal. Como resposta, a planta irá emitir novamente os nós reprodutivos e com isto terá melhores condições de expressar seu potencial produtivo.