Solo equilibrado e cuidados com a bienalidade são essenciais para uma garantir uma boa colheita
Para garantir uma boa produtividade na próxima colheita, é preciso cuidar de todas etapas da cultura do café. Um dos primeiros passos, que deve ser iniciado logo após o fim do último ciclo, é analisar as condições de seu solo.
Com um solo bem equilibrado, temos um melhor desenvolvimento radicular e a absorção de água e nutrientes é favorecida, proporcionando um melhor desenvolvimento das plantas em cada etapa fenológica. Para alcançar esse equilíbrio, é preciso identificar as deficiências nutricionais, o teor de matéria orgânica e a microbiologia deste solo.
Um outro fator que afeta a produtividade das plantas de cafeeiro, causando a redução da produtividade logo após uma boa safra, é o fenômeno conhecido como bienalidade. Um solo bem equilibrado, sem dúvida poderá reduzir este efeito da bienalidade na lavoura.
Para minimizar esses efeitos, soluções naturais podem ser utilizadas durante o manejo nutricional – estimulando o metabolismo do café, auxiliando o pegamento das flores e reduzindo o estresse fisiológico, juntamente a práticas adequadas de adubação.